Vídeos

Jairã Tingui Botó
Jairã Tingui Botó, do GT dos Povos Indígenas da ANA, esteve no Oeste do Paraná acompanhando as ações do projeto OPANÁ: Chão Indígena!
Entre os dias 04 e 07 de fevereiro, ele participou de debates e atividades de campo para conhecer de perto os desafios enfrentados pelas comunidades Avá Guarani.

Guardiãs de abelhas
No Oeste do Paraná, comunidades Avá Guarani resgatam e cuidam das abelhas nativas sem ferrão, essenciais para a polinização e a biodiversidade. No Tekoha Mokoi Joegua e no Tekoha Pohã Renda, as indígenas e os indígenas fortalecem a meliponicultura, asseguram a produção de mel, própolis e pólen e promovem saúde, sustentabilidade e cultura.
Essas iniciativas fazem parte do OPANÁ: Chão Indígena, um projeto da FLD em parceria com a Itaipu, e se somam às ações da ANA – Articulação Nacional de Agroecologia na luta por um futuro mais justo e sustentável.

Projeto OPANÁ: Chão Indígena
Acompanhe o desenvolvimento das ações do OPANÁ: Chão Indígena, projeto que tem seu foco na sustentabilidade alimentar e no fortalecimento cultural das comunidades indígenas Guarani do Oeste e Litoral do Paraná. OPANÁ: Chão Indígena é uma realização da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por meio do Programa CAPA em parceria com a ITAIPU Binacional.